Dica de livro: Kafka e a marca do corvo de Jeanette Rozsas


Kafka e a marca do corvo




Sinopse do livro:

   Biografia romanceada de Kafka, onde a autora pesquisou durante anos, para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. E, numa parceria equilibradíssima, aliado ao cuidado da pesquisadora sempre esteve presente o talento da prosadora. A obra de Kafka — sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances claustrofóbicos, as cartas e os diários angustiados — marcou profundamente muitas gerações de escritores. Somente uma escritora muito apaixonada por essa obra poderia realizar este cativante romance biográfico. Jeanette Rozsas é essa escritora. 



Informações do livro:

Editora: Geração Editorial
Páginas: 184
Publicado: 2009
Gênero: Romance 








 Alem de A metamorfose e alguns textos soltos na internet ate o prezado momento não li mais nada do escritor Tcheco Franz Kafka, mas confesso que a vida do escritor e o por trás das suas obras me é de grande interesse, foi isso que me motivou a pegar para ler esse livro pouco conhecido chamado Kafka e a marca do corvo um romance com não ficção contanto a historia do escritor Franz Kafka.



 Por mais que a autora crie um romance em torno da vida de Kafka, tem momentos que o leitor ate esquece estar lendo a historia dele romanceada, pela maneira com a qual ela escreve, interliga a vida dele com seus familiares, desde o nascimento, a sua morte e depois quando seus livros começaram a ser publicados e alguns deles terem virado ate mesmo clássicos.

 Jeanette Rozsas com o auxilio de cartas e diários escritos pelo próprio Kafka e contatos com pessoas próximas a fonte, descreve a vida desse escritor genial que teve momentos horríveis na sua vida, sofreu boa parte dela ate o final, teve alguns noivados mas nenhum deles consumado, um pai bruto e rígido, crescendo ouvindo comentários negativos sobre si, e depois mais a frente não acreditando no seu potencial para a escrita e descobrindo uma doença que o acompanharia ate a sua morte com 40 anos.

 O livro conta ainda com cada entrada de novo capitulo com fotos da família Kafka e do próprio Kafka com o passar dos anos, das suas amadas, sua irma a quem tanto admirava e era próximo, alem de se passar ao longo dos anos nas cidades que Kafka visitou desde Viena, a Berlim.


 Não tem como o leitor negar a grandiosidade que Kafka teve ao escrever suas obras, mas o que choca o leitor é descobrir aqui nesse livro de onde veio suas ideias para seus livros e perceber que a maior parte de tudo que ele escreveu tem uma pitada da sua própria vida e experiencias nos livros, desde A metamorfose, o processo, carta ao pai principalmente e outros contos, textos que o autor veio a escrever. Se não fosse por um de seus amigos Max e mais a frente por Otto Maria Carpeaux não teríamos os livros desse escritor no Brasil e nem no mundo, já que uma de suas vontades era que apos a sua morte tudo que escreveu desaparecesse.




 Mesmo antes de ler tudo do autor, Kafka já se tornou um dos autores que mais admiro e quero ler simplesmente tudo que ele escreveu e da sua vida, essa biografia romanceada é uma das mais incríveis segundo muitos críticos e eu mesma digo, se você é apaixonada por Kafka, deseja conhecer mais a fundo as obras do autor e da sua vida, mais do que recomendo esse livro!

0 Comments