Minha Experiencia: Minimalismo com os livros




Resultado de imagem para minimalismo







 A exatamente um ano atras conheci o conceito do minimalismo e depois no inicio de 2018 o conceito de essencialismo, estudei e continuo constantemente em processo de estudo, aprendizado, conhecimento e colocando as coisas que acredito, quero e posso em pratica.

 Não sou totalmente minimalista, não ao padrão que as pessoas querem, e que sempre que falamos do minimalismo pensarem: nas roupas branco, preto, bege e cinza, nas coisas ter quase nada e todos esses outros sentidos ''padrões'' que foram criados com o decorrer do tempo.

 Mas se o conceito for ter apenas aquilo que preciso, me deixa feliz e pouca quantidade independente do que é suficiente, então sim sou minimalista. O assunto de hoje é compartilhar com vocês como me tornei minimalista com os os livros, como aconteceu se é realmente possível ou não.



 Quando comecei a realmente ler perto dos meus 12 anos, eu lia apenas os livros da biblioteca da minha escola e que minha tia comprava para ela e para mim, com o passar dos anos comecei a descobrir novos livros e maneiras de comprar, juntar dinheiro para comprar livros e sempre que tinha uma promoção estava eu comprando livros. Depois isso se expandiu e muito quando descobri que poderia ler livros digitais pelo meu celular, tendo o aplicativo da Amazon e comprando os e-books por ele.


 Isso tudo em alguns anos, com o passar dos meses foi virando uma bola de neve, eu tinha vários livros que comprei e não li, livros que peguei emprestado e alguns na minha biblioteca de livros digitais que paguei por eles. Foi aos poucos me incomodando essa quantidade de livros, que eu tinha apenas por ter e só vivia comprando mais e mais e não lendo nem 50% deles.



 Quando comecei a aplicar os conceitos do minimalismo e do essencialismo em certas áreas da minha vida fui percebendo a diferença e como ter menos e ter apenas o essencial e que realmente eu gostasse e queria mesmo trazia mais organização e ate mesmo leveza para minha vida. Foi ai que decidi aplicar isso aos livros, foi um processo ate que rápido eu imaginei que seria mais sofrido e demorado, mas o que fiz foi:



*Mentalizar primeiramente que eu não precisava de todos aqueles livros que eu tinha, que eu poderia fazer outra pessoa feliz com ele, doar os livros, vender se eu quisesse e seria ótimo.


*Que se eu tivesse apenas os livros que eu fosse ler e gostasse mesmo sem exagero de quantidades, teria mais espaço para guardar outras coisas e não iria ficar incomodada com tanto livro sem ler e sem ordem


*E por ultimo fiz o processo de desapego, vi todos os livros físicos e digitais que eu tinha, doei os que eu nunca tinha lido e sabia que não iria ler, separei os que eu iria ler e eles seriam lidos no máximo em 1 mês, se isso não acontecesse iria passar para frente, e por fim quando vi a pouca quantidade que sobrou me deu um alivio e ao mesmo tempo iniciando a minha consciência de que eu tirei um peso das costas que estava acumulando e não precisava de tudo aquilo.



 Foi libertador, sempre que eu estava tentada a comprar mais livros compulsivamente ia ler os livros que eu tinha, deixei de ficar sempre olhando para as promoções de livros e me concentrar no que eu tinha e queria ler. E por fim algo que mudou a minha vida, não comprar mais livros físicos, hoje em dia eu não compro mais, se quero ler algum livro especifico ou compro ele em e-book ou pelo emprestado da biblioteca da minha escola.



 Ajudou no meu consumismo, na minha conscientização, e principalmente no meu processo ao minimalismo e essencialismo e ler apenas aquilo que me fazia feliz e eu queria ler!








*Indicação Vídeo





0 Comments