Um bonde chamado Desejo de Tennessee Williams
Sinopse do livro:
Um triunfo na literatura, no teatro e no cinema. Assim se consagrou "Um bonde chamado Desejo", peça escrita pelo americano Tennessee Williams. Desde sua publicação em 1947, foi aclamada na literatura com o prêmio Pulitzer, no teatro com a magistral interpretação do então novato Marlon Brando e no cinema com o estouro de bilheteria que foi o filme de Elia Kazan.
Um bonde chamado Desejo é o retrato de uma sociedade decadente, personificada por Blanche DuBois, uma bela mulher que volta para a casa da irmã por não ter mais para onde ir. À beira da loucura, traumatizada e sofrida, ela entra em confronto com o mundo rude e viril do cunhado, Stanley Kowalski. Essa tensão, estabelecida entre o refinamento e a brutalidade, mostra uma família em ruínas num mundo conflituado, sem lugar para o amor e para a sensibilidade.
Informações do livro
Titulo original: A Streetcar Named Desire
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 160
Publicado: 2008
Gênero: Peça- Drama
Um bonde chamado desejo de Tennessee Williams é muito aclamado por críticos e leitores, como a própria sinopse o define um triunfo da literatura, no teatro e ate no cinema, o que já de inicio impressiona o leitor, essa peça foi escrita pelo americano Tennessee Williams, e publicada no ano de 1947 a um bom tempo, alem de aclamada com o premio Pulitzer de literatura um dos prêmios mais importantes.
Alem do livro, a peça que foi adaptada para o cinema e também para o teatro fez enorme sucesso na época por mais que hoje em dia pouco se fale, interpretação no teatro de Marlon Brando e no cinema com o estouro na bilheteria com o filme de Elia Kazan (aclamada também).
Ate o presente momento que li essa peça, não sabia o que esperar nem da historia e muito menos de como seria a experiencia de ler uma peça teatral, que para quem assim como eu não sabia como ela é escrita, os capítulos são divididos em cenas, no qual inicialmente o narrador nos mostra uma visão do que esta acontecendo no ambiente, para depois vir a interpretação e fala dos personagens em questão, no caso aqui na historia Stella, seu marido Stanley e sua irma Blanche que acabou de se mudar para sua casa, depois de ter perdido muita coisa e estar ''sofrendo'' com isso.
A peça conta com 10 capítulos (ou cenas), em que vamos acompanhando desde a chegada de Blanche a casa da irma ate o seu final um pouco épico, trágico e de tirar o folego. Um bonde chamado desejo faz referencia a algo especial que acontece na primeira cena do livro, que a partir dai o leitor já começa a perceber do que a historia se trata e faz relações com o titulo.
Retratando uma sociedade decadente, dividida e ate mesmo marginalizada, Blanche Dubois uma mulher bela para sua idade, vai morar com a irma por não ter aonde ir e o que fazer, a beira da loucura pelo que lhe acontece, ela começa a entrar em confronto e ter momentos horríveis com o viril, bruto, e rude cunhado Stanley. Mostrando a personalidade de cada um deles, dessa família, a brutalidade com a qual a sociedade os moldou, e a personificação de uma família em ruínas, com muitos problemas, sem lugar para sensibilidade, conversas, amor e carinho.
Chega a ser trágico, mas ao mesmo tempo engraçado a maneira como vamos vendo os personagens se confrontarem e ao mesmo tempo mostrarem quem realmente são tanto por dentro como por fora.
Foi uma experiencia de leitura diferente, talvez eu não tenha me conectado o suficiente com a historia para gostar dela a fundo, mas ao mesmo tempo não achando ela nem de longe ruim ou chata.
Mais sobre o livro e as adaptações:
Filme de 1995- Drama- Direção de Gleen Jordan
a streetcar named desire
biahhysilva
classico da literatura
em meio a calmaria
gleen jordan
peça teatral
premio pulitzer
tennessee williams
um bonde chamado desejo
0 Comments