A redoma de vidro é o livro pelo qual Sylvia Plath se tornou conhecida não apenas no Brasil mas no mundo, pela historia que retrata a transição de uma menina para uma mulher, mas ao mesmo tempo relatando de maneira autobiográfica os problemas psicológicos, os sentimentos, as frustrações e o amadurecimento tanto da personagem Esther no livro, como da própria Sylvia Plath.
O livro com o passar dos anos foi relançado por algumas editoras tanto no Brasil como em outros países e nesse post trago algumas edições do livro A redoma de Vidro para ser comentada, analisada e apreciada:
(2014)
A edição mais conhecida do romance A redoma de vidro no Brasil publicada pela editora Biblioteca Azul com uma caracterização que muitos dizem ser da própria Esther ao fundo mas ao mesmo tempo de Sylvia Plath devido ao quesito autobiográfico da história.
(2019)
A ultima edição relançada no Brasil também pela Biblioteca Azul agora com uma capa para alguns mais simples mas ao mesmo tempo significante em comparação a primeira edição que muitos não gostavam justamente pela imagem na capa.
(2016)
Edição da coleção grandes nomes da literatura volume 22 de A redoma de vidro onde se percebe o contraste entre as cores e principalmente a escolha significativa da flor que representa a historia, a personagem, a autora e o próprio titulo A redoma de vidro.
(1999)
A edição mais antiga de A redoma de Vidro publicada na época pela editora Record no qual hoje em dia não publica mais A redoma de vidro, mas que se você procurar por essa relíquia consegue encontrar em sebos e uma época atrás na estante virtual.
Edições em Inglês:
(Edição de 2005)
A edição conhecida na língua inglesa justamente por essa capa característica publicada pela editora Harper Perennial.
(Edição de 2013)
Edição especial e comemorativa dos 50 anos desde a publicação de A redoma de Vidro pela editora Harper.
(Edição de 2013)
Outra edição especial mas que trouxe controvérsias entre os leitores e fãs de Sylvia Plath publicada pela Faber and Faber.
(Edição de 2013)
Alguns leitores relacionam essa capa com os sentimentos vividos por Esther e pela própria Sylvia Plath durante toda a sua vida retratada em pontos específicos em A redoma de vidro. Edição publicada pela Faber & Faber.
(Edição de 2009)
Apesar dos apesares eu particularmente acho essa capa bem peculiar para a história, também publicada pela Faber & Faber.
(Edição de 2009)
(Edição de 2006)
(Edição de 1996)
(Faber & Faber, 2005)
(Everyman's Library, 1998)
(Faber & Faber, 1996)
(Windstone, 1993)
(Faber & Faber, 2008)
(Faber & Faber, Lançamento Setembro de 2019)
a redoma de vidro
classico da literatura
ediçoes
editoras
em meio a calmaria
literatura
livros
sylvia plath
the bell jar
0 Comments