Primeiro leitura de 2020: Um útero é do tamanho de um punho






Em seu segundo livro, a gaúcha Angélica Freitas reúne 35 poemas marcados por uma visão crítica extremamente original, animada por um humor que deixa o leitor em suspenso entre a seriedade e o riso. Os versos precisos revelam o domínio da poeta sobre a linguagem.


Um útero é do tamanho de um punho tem a mulher como centro temático: procurando definir que figura feminina é essa que nossa cultura trata de desenhar e que se desconstrói incessantemente, a autora questiona de um lado o mundo, de outro a própria identidade.

Angélica Freitas estabelece uma relação sutil entre os poemas, de modo que sua voz se torna mais contundente ao longo da leitura.


Informações sobre o livro: 
Autora: Angélica Freitas
Editora: Cosac Naify (e agora Companhia das Letras)
Páginas: 96
Publicado: 2012







Primeira leitura concluída em 2020 e livro escolhido para a categoria de Poesia do Desafio Literature-se. 


Antes de pensar em ler esse livro eu já tinha ouvido algumas pessoas falando sobre ele, e comentários de que o livro era de grande empoderamento e ao mesmo tempo uma sutileza diferente.


Quando dei por mim acabei adquirindo o livro e confesso que a minha maior curiosidade se deu pelo título do livro; que sem dúvida alguma é um dos títulos mais originais e incríveis que já vi para um livro. A leitura é rápida, em uma sentada você consegue ler o livro mas a reflexão perdura por um tempo.


As palavras da autora são cruciais, reflexivas e em muitos momentos sutis, em outros nem tanto assim. Se percebe sem dúvida o feminismo, o empoderamento e a capacitação na escrita já que a mulher é o enfoque aqui, mas isso não quer dizer que sempre para o lado positivo da história, quem dera fosse.


Um útero é do tamanho de um punho; bem como a força de cada um de nós, a sutileza no olhar e o impacto das nossas palavras e ações.


Uma nova edição do livro foi publicada pela @companhiadasletras caso procurem por esse livro e não encontrem a mesma edição que coloquei como imagem.

Um útero é do tamanho de um punho



0 Comments