Diário de leitura: O Inferno de Dante




Resultado de imagem para a divina comedia inferno





 Ao concluir o primeiro livro/ a primeira parte de A divina comedia, comentei que escreveria um post falando apenas sobre o que achei dessa parte e consequentemente a seguir, sobre o inferno de Dante em si.


 Ler A divina comedia sem duvida alguma exige muito do leitor, da compreensão, da empatia e principalmente da paciência para juntar tudo isso e ter uma leitura no minimo prazerosa, chego a pensar e concluir que não sera nesta leitura e nem em uma próxima que vou entender todo o livro e todo o inferno de Dante, a cada releitura acredito que o leitor vai percebendo coisas que antes não tinha percebido ou entendido, e tudo bem isso.

 Quando resolvi ler a divina comedia eu sabia e ao mesmo tempo não sabia o que esperar. O inferno de Dante é considerado dos três livros por muitos o melhor, tanto nessa questão, como na descrição e o apontamento dos acontecimentos em cada circulo, vala, cada figura que aparece nos cantos e os significados dela.

 Dante junto com Virgílio traçam essa jornada pelo inferno, com o proposito de chegar ate o paraíso onde Dante vai se encontrar com Beatriz e com Deus, ao que tudo indica. No inferno Dante vai ver pessoas que já se passaram na sua vida, alguns que eram seus inimigos outros não, mas que estão no inferno no momento em que ele passa por ali.

 Assim como a canto novas ideias e ate mesmo descobertas vão sendo feitas, não apenas pelos círculos do inferno, ate a chegada do ultimo circulo e o encontro de Dante com Lúcifer o que o leitor mais espera para acontecer.


A primeira parte do livro com o Inferno é dividido em 34 cantos, e em seguida purgatório e paraíso 33 cantos. Os círculos por qual dante é guiado por Virgílio seu mestre, e constituído em uma forma de funil não totalmente literalmente, a cada circulo um pecado é mostrado e como são punidos esses pecadores, começando pelos pecados menos graves ate os mais graves levando Dante ao centro da terra onde Lúcifer o anjo rebelde, expulso do céu e que caiu direto ate ali o aguarda.

Resultado de imagem para a divina comedia inferno

 É de devida importância não apenas conhecer os pecados considerados mais graves, mas principalmente esses círculos e as ligações deles com os pecados e as punições:


Primeiro circulo, chamado de Limbo: Estão os pagãos virtuosos, as crianças e todos aqueles que não acreditavam em Deus, antes da vinda de Jesus cristo, representado eles pela escuridão suas almas vagando nessa completa escuridão.


Segundo circulo, chamado de Vale dos ventos, conhecido e chamado assim pelo circulo dos julgamentos, onde Minos esta, mais conhecido como juiz do inferno, onde ouve a confissão daqueles que foram mandados para o inferno, mas ainda não esta propriamente dito nele, e que sera julgado pelos seus pecados e destinado aos nove círculos do inferno dependendo do seu pecado. No mesmo circulo temos um dos princípios do pecado, A luxuria.

Os luxuriosos são atormentados, por furacões e ventanias enormes representando os vícios da carne a luxuria material.


Terceiro circulo, chamado de O Vale da Lama: Onde estão os gulosos, atolados totalmente em uma lama suja, grudenta e exorbitante, sendo arranhados, esfolados, e puxados por um cão de três cabeças chamado Cérbero, que retrata o apetite sem fim ao qual são destinados.



Quarto Circulo, chamado Colinas de rocha: Onde estão os prodígios e avarentos, que são punidos a rolar com os próprios peitos de grande peso, representando suas riquezas materiais.
Imagem relacionada

Quinto circulo, chamado Rio Estige: Os acusados da Ira, ficam amontoados, juntos e grudados em uma cachoeira de sangue borbulhante, e nesse mesmo rio no fundo, estão aquelas que não demonstram sua ira e são proibidos de subir ate a superfície.


Sexto circulo, chamado Cemitério de fogo: Lugar para aqueles que não acreditaram em Deus e na vinda de seu filho Jesus, são punidos sendo sepultados em túmulos abertos, onde sai fogo.


Sétimo circulo, chamado Vale do Flegetonte, Destino dos praticantes da violência, onde estão divididos em três vales, destinados ao seu tipo de pecado e violência, os violentos contra o próximo, os que praticaram violência a si próprio e os que praticaram violência contra Deus.

Oitavo circulo, chamado Malebolge, nesse circulo vemos os fossos, em cada um dos fossos os pecados:

-os sedutores, açoitados pelos demônios a cumprir seus desejos
-aduladores e lisonjeiros, imersos em fezes e estercos, representando a sujeita que deixaram no mundo
-simoníacos, enterrados de cabeça para baixo com as pernas sendo queimadas em chamas
-adivinhos, que tem três cabeças voltada para as costas,
-Corruptos, submergidos em um lago de piche fervente
-Hipócritas, vestidos de pesados vestidos de chumbo dourado
-Ladroes, picados em serpentes que os atravessam
-maus conselheiros, envolvidos por infinitas chamas
-semeadores da discórdia, esfaqueados e mutilados por demônios
-os falsários punidos com ulceras fétidas e outras enfermidades.


Nono circulo, chamado Lago Cocite, pavimento formado de gelo, onde estão os traidores. Dividido em esferas:

-Caina (os que traem os parentes, ficando apenas com o tórax e a cabeça fora do gelo), inclusive depois descobri que o nome Caia faz referencia a Caim.

-Antenora (os que trairão a pátria)

-Ptomeia (traidores dos convidados são punidos)

-Judeca ( referencia ao traidor mais conhecido da historia, Judas, nesse o destino daqueles que trairam seus senhores, benfeitores, reis, mestres), no meio dessa esfera esta Lúcifer,

Resultado de imagem para a divina comedia inferno dante e lucifer

 Chega-se a conclusão que o inferno de Dante é muito mais do que parece, que tem significados alem em cada um dos seus cantos e cada passagem descrita por eles, politica, religião, amizade, amor, pecados, Deus e tudo isso sedo retratados, comentados e explorados.




 Ler o inferno de Dante pode transmitir diversos sentimentos e pensamentos complexos, conflituosos e ao mesmo tempo interessantes, você para para pensar não apenas no inferno em si, em cada pecado capital, mas principalmente a maneira de punição, a relação entre nos e outras pessoas, o que fazemos em vida claramente e como isso tudo se reflete e tem consequências.

0 Comments