Harry Potter e o Cálice de Fogo de J. K. Rowling



Harry Potter e o Cálice de Fogo

Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.



Editora: Rocco
Páginas: 584
Publicado: 2001




 Esse é o quarto livro da série Harry Potter do qual desde 2017 tenho lido os livros aos poucos, apesar de nunca ter assistido os filmes, desde o primeiro livro a serie já me surpreendeu, eu era a unica entre muitas pessoas que não tinha lido Harry Potter e ate hoje em dia mesmo lendo os livros aos poucos, sei do universo e da febre que Harry Potter é e se tornou.


 Esse quarto livro demorei um pouco para ler, depois dos três anteriores que simplesmente amei de paixão estava meio receosa para ler esse livro, do qual algumas pessoas próximas de mim tinha lido e não gostado tanto que os anteriores, pensei que isso não fosse acontecer comigo, mas qual foi a surpresa.


 Esse foi o livro mais chato, parado, desinteressante da serie ate agora, sendo salvo apenas por alguns personagens e pelas ultimas paginas em que a emoção realmente acontece. A historia tem mais de 500 paginas em que fiquei totalmente entediada, perdida e sem motivação para ler, o que não aconteceu nos outros livros.


 Entendo que esse é um dos livros mais lentos e digamos que mais esclarecedores em alguns pontos, por ter mais personagens, o torneio Tribuxo de Hogwarts e a volta de Voldemort, mas mesmo assim com esses acontecimentos a historia não conseguiu me cativar o bastante, de eu ler o livro em menos de uma semana, devorar cada capitulo e ficar alucinada pela historia, o que eu esperava que acontecesse.


 Demorei mais tempo do que eu esperava lendo esse livro e mesmo depois de ter terminado ele fico pensando não em como ele foi incrível, como deveria ter sido, mas como foi decepcionante para mim, e um dos livros que eu esperava tanto e não gostei nadinha do que li. Ainda acredito que nos próximos livros a serie vá se alavancar novamente ainda mais pelos acontecimentos no final que ''meio'' que salvou o livro e a historia toda e veremos.


Agora em  2019 pretendo terminar de ler a serie em si e ler os livros adicionais para poder entender ainda mais esse universo que apesar deste livro, gosto tanto!




Se você já leu Harry Potter ou esse livro em especifico no qual parou ou esta lendo,  compartilha nos comentários qual foi a sua experiencia de leitura.

0 Comments