James Joyce
Um dos escritores clássicos mais aclamados mundialmente por ser o escritor de Ulisses considerado um dos livros clássicos mais importante da atualidade e do mundo.
James Joyce nasceu em 2 de fevereiro de 1882, foi romancista, contista e poeta irlandês. Os seus livros com o passar dos anos se tornaram clássicos, muitos foram adaptados para o teatro e para adaptações cinematográficas. James Joyce é amplamente considerado um dos autores de maior relevância e importante do seculo XX.
O primeiro livro de Joyce, os poemas de Música de câmara, foi publicado em Londres, em 1907; e Dublinenses, um livro de contos, em 1914. Com a entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, Joyce viu-se obrigado a se mudar para Zurique, onde permaneceu até 1919. Nesse período, publicou Um retrato do artista quando jovem (1916) e Exilados (1918), uma peça. Depois de um breve retorno a Trieste após o armistício, Joyce decidiu mudar-se para Paris a fim de ter mais facilidade na publicação de Ulysses, um livro em que estivera trabalhando desde 1914. Na verdade, o livro foi publicado no seu aniversário, em Paris, em 1922, e deu-lhe fama internacional. No mesmo ano, começou a trabalhar em Finnegans Wake; e, apesar de estar muito perturbado com problemas num olho e profundamente abalado pela doença mental de sua filha, ele completou o livro e o publicou em 1939.
Os livros do autor no Brasil com o passar dos anos foi publicado por varias editoras, mas hoje em dia a de mais destaque, com as edições mais bonitas e as traduções mais ao pé da letra é a editora Companhia das Letras que continua traduzindo os livros do autor e os manuscritos.
No próprio site da editora se encontra uma pagina especial apenas sobre James Joyce, sua biografia, seus livros e mais detalhes:
https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=03197
Apesar de não ter lido ainda nada do autor, curiosidade é o que não me falta, ainda mais pela preciosidade que cada um desses livros parece carregar:
Livros sobre James Joyce e suas obras:
aniversario
biahhysilva
classicos
companhia das letras
em meio a calmaria
escritores
james joyce
ulysses
0 Comments