As Intermitências da Morte de José Saramago




As Intermitências da Morte


"Não há nada no mundo mais nu que um esqueleto", escreve José Saramago diante da representação tradicional da morte. Só mesmo um grande romancista para desnudar ainda mais a terrível figura. Apesar da fatalidade, a morte também tem seus caprichos. Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Idosos e doentes agonizam em seus leitos sem poder "passar desta para melhor". Os empresários do serviço funerário se vêem "brutalmente desprovidos da sua matéria-prima". Hospitais e asilos geriátricos enfrentam uma superlotação crônica, que não pára de aumentar. O negócio das companhias de seguros entra em crise. O primeiro-ministro não sabe o que fazer, enquanto o cardeal se desconsola, porque "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja". Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre. Então, o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna? Ao fim e ao cabo, a própria morte é o personagem principal desta "ainda que certa, inverídica história sobre as intermitências da morte". É o que basta para o autor, misturando o bom humor e a amargura, tratar da vida e da condição humana.


Editora: Companhia das Letras
Páginas: 208
Publicado: 2005
Gênero: Ficção- Romance






 José Saramago é um dos meus escritores favoritos da vida, seu livro Ensaio Sobre a Cegueira é um dos meus livros favoritos da vida também, como também foi o livro que mais me fez pensar sobre a minha vida. Apesar disso li poucos livros do autor até agora, o que sempre me pergunto o porque?


 Ler livros do Saramago para mim é sempre um desafio, do qual nunca sei o que esperar, não sei se a historia vai me surpreender ou não, e mediante a isso qual sera o nível de frustração e dificuldade para compreender a mensagem que o autor deixou no livro. As intermitências da morte foi o terceiro livro que li do autor, não se tornou meu livro favorito, apesar de ser melhor e mais interessante que a Ilha desconhecida conto escrito pelo autor.


 Esse livro foi sem sombra de duvidas o livro mais estranho que já li ate hoje e ao longo desse post você vai entender o porque da palavra estranho. Inicialmente quando comecei a ler o livro pensei que o foco da historia seria apenas nessa população que se depara com uma sociedade em que as pessoas param de morrer, a morte deixa de existir e o desespero começa, pessoas que estavam a beira da morte se tornam um peso para os familiares e a população começa a querer que a morte retorne, arrumar alguma maneira de tirar esses ''pesos'' dos ombros e continuar a sua vida.



 Essa primeira parte da historia por si só já estava amplamente macabra, ate o governo começar a se manifestar a referencia do assunto, uma mafia ser contratada e cartas misteriosas começar a ser distribuída para algumas pessoas em especifico com lembretes de que em determinado dia e horário as pessoas voltariam a morrer, e todos que recebessem um envelope estaria com as suas horas contadas. Nesse ponto livro tudo muda quando a morte se coloca como narradora da historia e o desenrolar é surpreendente, sem explicação e sem palavras.




  O narrador da historia inicialmente deixa o leitor confuso e apenas da metade do livro para o final que começamos a entender esse narrador, a historia, como o autor intercalou esses pontos de partida e qual era o foco geral da historia, para nos apresentar esse narrador macabro e o personagem que se torna o protagonista da historia, mas de maneira peculiar no minimo..



 Minha mente explodiu lendo esse livro, tanto que ao concluir a leitura fiquei em duvida sobre tudo que eu havia lido e ainda mais do que isso, tentando entender a própria concepção da minha realidade e da minha vida com esse livro que se torna tao propicio a qualquer situação. Diferentemente de Ensaio sobre a cegueira esse livro vai trazer outras reflexões que podem ser ate um complemento de um livro e outro, já que ambos tem temáticas parecidas, mas interpretadas de maneiras diferentes por cada leitor.



 A minha dica é: leia esse livro e quando você chegar na ultima pagina, na ultima linha volte aqui nesse post e deixe seu relato de como seus pensamentos e sentimentos se dividiram e foram confrontados pelo livro.




Outra edição do livro:



As Intermitências da Morte





0 Comments