Como montei meu cronograma de estudos?



Resultado de imagem para cronograma de estudos
Dicas de estudo





 Cronograma de estudos sempre foi algo que eu falava que para mim não daria certo, que eu não conseguiria cumprir horários e essas metas diárias de estudo, apesar de eu gostar de ter uma especie de check list diária para os meus compromissos.

 Mas percebi que para eu ser produtiva, me organizar, conseguir estudar tudo que preciso e me destacar eu precisaria do cronograma de estudos para me auxiliar diariamente e principalmente ter uma visão geral da minha semana e do meu mês do que eu precisaria estudar, o que consegui estudar e assim por diante.


 Pesquisei conteúdos na internet que me ajudassem a ter um norte e criar o meu cronograma de estudos, e compartilho com vocês quais foram os materiais que usei para montar e me inspirar e como ficou meu cronograma.


Videos que assisti:








Como montei o meu cronograma:


Adaptado para o caderno


Destacando as minhas dicas e passos que foram preciosos para mim montar meu cronograma:

*Precisei dar uma olhada geral para a minha semana, ver os horários que eu teria disponível, quanto tempo seria esse para conseguir ter um norte na hora de fazer o cronograma e separar as matérias.


*Fui atras dos conteúdos que eu precisava estudar e nesse passo, acabei tendo duas maneiras das quais fiz: criei uma lista com todos os conteúdos que preciso estudar e que caem nos vestibulares do Enem e da Fuvest e em segundo lugar olhei para esses conteúdos e determinei, o que preciso mais estudar, o que tenho mais dificuldade e estou disposta a estudar.


*Decidi que as primeiras três semanas do meu cronograma seria destinada a matérias que tenho mais dificuldade, que no Enem passado foram as que me deixaram mais confusas e conteúdos que eu não sabia nada a respeito, exemplo: Visão em Física.


*Depois que pensei em tudo isso foi a hora de colocar a mão na massa como costumo dizer, então peguei um caderno de desenho mesmo que a folha é branca e lisa e fui dividindo nas folhas em no máximo três semanas de segunda a sábado, em quadrados onde colocarei o dia da semana, e o conteúdo que vou estudar naquele dia.

*Mediante a isso, foi o momento de separar, depois que eu já tinha feito as semanas, os quadrados e separado por dias, peguei minha lista de conteúdos e fui colocando durante os dias o que eu poderia estudar naquele dia, o que eu teria tempo de estudar, lembrando sempre das horas que tenho disponível para um conteúdo, e principalmente que alem de estudar para o vestibular ainda faço curso de segunda a sexta feira.


*Depois de ter feito isso para seis semanas , colocar na pratica e ir estudar!
 (Obs: Fiz já o cronograma para seis semanas e já determinei as matérias, mas pode ser que algo mude e não tem problema, decidi fazer assim justamente para me determinar a estudar essas matérias que tenho mais dificuldade ou não sei nada a respeito nesse inicio.)



Outra observação é que coloquei de segunda a sábado, sendo que sábado é um plus eu diria, de segunda a sexta quero estudar normalmente de manha para o vestibular e a tarde no curso, e nos sábados vou tirar para fazer exercícios dos vestibulares, corrigir provas, fazer as redações e revisões da semana. O Domingo sera o meu dia de folga, mas isso pode mudar também.


Cronograma de estudos não precisa ser uma verdade absoluta e sim o que se enquadra para a sua realidade, que acabe dando certo para você e seus objetivos, por isso escrevi esse post para compartilhar geral com vocês sobre isso e servir como uma inspiração. 




0 Comments