Qual a diferença entre Minimalismo e Essencialismo?



 Recebi essa pergunta recentemente de uma amiga, quando estávamos conversando e ela parou e olhou para mim e me questionou: afinal você é minimalista ou essencialista? Qual a diferença dos dois?


 Depois de refletir muito a respeito e de ter dado uma resposta concreta para ela, decidi escrever esse post para tentar dar algumas ideias da diferença entre esses dois termos e estilo de vida, como os enxergo e no final das contas também te responder se sou minimalista ou essencialista.



 Descobri o minimalismo por videos na internet e comecei a me aprofundar mais e mais no assunto, entendendo que o minimalismo é muito mais do que apenas a quantidade de coisas que você tem, ou uma paleta de cores que você usa, é um estilo de vida profundo e expansivo do que faz mais sentido para você e você acredita precisar, podendo ser adotado em todas as áreas da sua vida, quanto menos melhor, você consegue viver melhor e ainda por cima, juntar mais dinheiro, ter mais qualidade de vida, ter menos e mais espaço, não precisar ser um consumidor como a maioria da população e minimizar o máximo possível.



Indico muito o documentário The Minimalist que consegue explicar mais a fundo o que estou querendo dizer:




 Mas ao mesmo tempo você não precisa ser exagerado ou ate mesmo descartar todas as coisas que tem para ser um minimalista, é um processo aos poucos, de auto descoberta e preservação das coisas e de si mesmo, hoje em dia categorizamos os tipos de pessoas minimalistas, acreditem se quiser e quem quiser saber mais a respeito, indico esse post para entender melhor:



Minimalismo:  
  1. princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos

 Se o minimalismo é uma filosofia e estilo de vida, afinal qual a diferença dele para o essencialismo? Conheci esse termo e a ideia como um todo quando li o livro Essencialismo de Greg McKeown, tudo naquele momento mudou para mim, eu vinha a algum tempo praticando algumas ideias do minimalismo, mas não me encontrava totalmente, e quando descobri o verdadeiro significado do essencialismo, tudo foi para melhor.



Resultado de imagem para essencialismo




 Ser uma essencialista como costumo chamar pode ter algumas semelhanças com ser minimalista, mas ao mesmo tempos algumas diferenças cruciais, para os essencialistas viver com menos é o melhor, porque acabamos tendo mais, ter uma vida mais simples com o essencial, seja o essencial para você ter 2 camisetas brancas ou ter 6 delas, é uma busca de auto conhecimento e disciplina pelo menos, mas ao que traz sentido para a sua vida, ser essencial para você.




 O que acabou me fazendo despertar para muitas coisas e realmente me encontrar na ideia de que posso ser quem sou, mas posso ter apenas o essencial, posso me denominar essencialista, mas também posso aplicar ideias e conceitos do minimalismo, porque afinal ter uma vida simples, sem padrões e estresses é assim!

8 Comments

  1. Que incrível, Bia!!
    Gostei muito do artigo, achei bem entendível e esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que gostou do artigo e conseguiu compreender!

      Excluir
  2. Boa noite. Não entendi claramente a diferença entre minimalismo e essencialismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O minimalismo emprega o conceito de reduzir as coisas para o minimo possível, o essencialismo emprega o conceito de você basicamente ter o que é essencial para você.

      Excluir
  3. Minha história foi parecida com a sua, descobrir o minimalismo com vídeos no YouTube e logo assisti o documentário na netflix, comecei a pesquisar mais e colocar na minha vida tudo que aprendi, mas ainda assim não tinha o mínimo, tinha o essencial. Foi aí que descobrir o livro Essencialismo e achei mais minha cara, hoje vivo com pouco e que seja essencial pra mim, dando atenção no que realmente importa. Bjxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que demais! Fico extremamente feliz lendo esse depoimento, que continue dando certo e florescendo mais e mais..

      Excluir
  4. Não tem diferença entre minimalismo e essencialismo. As duas coisas tem o mesmo conceito. Cada um busca o que é mínimo e essencial para si. O que mínimo também é essencial.

    ResponderExcluir