Caminhos Cruzados de Érico Veríssimo



Caminhos Cruzados



Sinopse do livro: 
  Em "Caminhos Cruzados" dramas, angústias e devaneios de vários personagens se entrecruzam na Porto Alegre da década de 30. A sonhadora Chinita emula estrelas de cinema em seu palacete prestes a ser inaugurado. Leitão Leiria não hesita em despedir funcionários para dar lugar a protegidos. Desempregado, João Benévolo imagina que é um dos três mosqueteiros. Fernanda e Noel descobrem a força e a precariedade de amar num mundo hostil.



O resultado, explica Erico, é "uma espécie de mural pintado com pistola automática". Ali se retratam a hipocrisia que permeia as relações sociais, o descalabro travestido de caridade, o abismo entre as classes, e a solidão e a angústia que perpassam o destino humano.


Informações do livro:


Editora: Companhia das Letras
Páginas: 320
Publicado: 2005
Gênero: Romance, Drama, Ficção, Literatura Brasileira


 Assim como vários autores que compartilho a dica de livro com vocês, Érico Veríssimo até então era um autor novidade para mim, já tinha ouvido muito falar, e tinha vontade de ler alguns dos seus livros mais famosos, mas ate então não tinha tomado coragem para ler, por motivos de: ficar pensando que a leitura seria chata, penosa para ler e que eu provavelmente não iria gostar.


 Ate que decidi que iria pegar um livro dele para ler nas férias, não importasse quanto tempo eu iria demorar para ler e como seria a leitura, quando peguei Caminhos cruzados para ler, não sabia sinopse, não sabia nada a respeito do livro, apenas peguei um dos primeiros que estava na frente e era menor. Se eu soubesse o que me esperava, teria pegado todos os livros para ler.

Caminhos cruzados tem um diretriz se assim posso chamar diferente de outros livros que já li, normalmente costumo me impressionar muito quando leio livros de autores que tem sua própria maneira de escrever, Érico Veríssimo é um desses autores, que tem sua própria maneira de escrever, de descrever cada parte da historia e particularidade e criar uma historia cotidiana mas sem igual.


 Gosto muito de livros que narram a vida cotidiana dos personagens, ainda mais quando se trata de coisa cotidianas e simples mas que acabam se tornando diferente, especial e fora do comum dependendo da situação.

Em caminhos cruzados, Érico Veríssimo cria uma historia que se passa em Porto Alegre assim como muitas outros livros seus que vieram posteriormente a caminhos cruzados e acompanhamos a cada capitulo diferente e intercalado a vida de famílias que passam por conflitos do dia a dia, do amor, da sobrevivência, da duvida, da incerteza, do coração, da tristeza. Não temos um protagonista, mas sim vários protagonistas em um livro só,  a ponto de o leitor simpatizar com muitos deles, mas outros nem tanto, ao conhecer sua postura e sua vida.

 O livro se passa em um período de cinco dias, mas em momentos diferentes do dia e da vida desses personagens, desde um dia que amanhece chuvoso e professor Clarimundo pensa sobre Einstein e sua xícara de café, ate Laurentina imaginando o que fara naquele dia, com aquelas goteiras na casa, seu filho doente e o marido desempregado.




 ‘’os desvaneios, as apreensões, os caminhos se cruzam  e realçam para o leitor traços marcantes das personalidades em jogo, ‘’multifacetando’’ o ponto de vista, costurando imagens subjetivas que estão longes de uma pretensa objetividade pura, mesmo nesse momento [...]’’

(Trecho do livro- Cronica Literária)


 Sabe aquela frase que muito se diz, apenas falamos, mas só conseguimos compreender as coisas sentindo, já ouviram falar? Esse é o sentimento inexplicável que domina o leitor ao ler esse romance sem duvida um dos mais bem escritos que já li de Érico Veríssimo. Um autor reconhecido e que se tornou um dos meus autores favoritos sem duvida alguma.



0 Comments