Ranking das 5 melhores leituras de 2021

 


  O ano de 2021 não foi o melhor dos anos no quesito de leituras por aqui, foi um ano corrido, muitas obrigações da faculdade e tentando entender meu espaço nas redes sociais. Passei semanas e até meses sem ler nada e agora nos últimos dias do ano fazendo uma retrospectiva e olhando para o ano como um todo percebi que apesar de não ter lido tanto assim tiveram alguns leituras que fizeram o ano valer a pena e ser bastante proveitoso.


Fiz um ranking com as 5 melhores leituras de 2021 que foi até fácil levando em consideração que tive sete melhores leituras esse ano, sendo as cinco melhores:


1° Lugar: Em busca de sentido


Esse foi um livro que li por indicação da @babireads e da Tatiana Feltrin e minha nossa que livro espetacular foi esse, comecei a leitura sem saber muito do que esperar e terminei já pensando e dizendo que definitivamente foi um dos melhores livros que li nesse ano e nos últimos tempos. Um livro de não ficção dos melhores dos melhores.

Sinopse:



2° Lugar: O morro dos ventos uivantes



 Um clássico dos clássicos não apenas das irmãs Bronte mas da literatura mundial, fazia muito tempo que eu ouvia falar de O morro dos ventos uivantes e queria ler; então logo no inicio do ano me aventurei nessa leitura densa, interessante, diferente e complexa. O mais interessante é que apesar desse livro não ter sido um cinco estrelas foi uma leitura tão interessante, profunda e única que me marcou demais.


Sinopse:

A história de um amor que nem mesmo as armadilhas do destino e a morte conseguiram destruir

No centro dos acontecimentos dessa história de obsessão e dor, perversidade e vingança, estão a obstinada figura de Catherine Earnshaw e o rude e enérgico Heathcliff, que aprende a odiar após sofrer humilhações e rejeições de todos os tipos.

Publicado originalmente em 1847, O morro dos ventos uivantes é um retrato penetrante e comovente da degradação humana. E, como todo bom clássico, tem várias portas por onde o leitor pode entrar. Mais difícil, no entanto, será encontrar a saída, pois o efeito da leitura ficará entranhado para sempre em sua lembrança. 



3° Lugar: A metamorfose 


 Peguei para reler A metamorfose do Kafka esse ano, único livro que li até o momento do autor e ouso dizer que assim como foi uma das melhores leituras do ano foi uma das melhores releituras que já fiz até então, quando eu li pela primeira vez no auge da adolescência lembro que gostei do livro mas nada se compara a essa releitura que foi profunda, mega interessante e que me fez ter uma perspectiva diferente tanto da historia como do próprio autor.

Sinopse:

Quando Gregor Samsa, certa manhã, acordou de sonhos intranquilos, tudo mudou. Não só em sua vida, mas no mundo.

Ao se encontrar metamorfoseado em um inseto monstruoso, Gregor acompanha as reações de sua família ao perceberem o estranho ser em que ele se tornou. E, enquanto luta para se manter vivo e entender a sua nova realidade, reflete sobre o comportamento de seus pais, de sua irmã e de seu chefe, e de forma ainda mais angustiante, pensa na própria vida até então.

Essa pequena novela, lançada em 1915, revolucionou a literatura e as artes. De forma agressiva, acessível e inovadora, tornou-se um dos mais importantes e difundidos textos da história.


4°Lugar: Flores para Algernon



 Desde que esse super clássico foi lançado aqui no Brasil eu via todo mundo lendo e comentando mil maravilhas desse livro do qual não me aguentei e fui comprovar por mim mesma a historia e essa grandiosidade, sabe aquele livro que te marca e te pega de jeito que mesmo depois de meses que voce leu voce ainda lembra de detalhes da historia e de como foi marcante? É essa experiência incrível que tive com flores para algernon livro que todos deveriam ler.


Sinopse:

Com excesso de erros no início do romance, os relatos de Charlie revelam sua condição limitada, consequência de uma grave deficiência intelectual, que ao menos o mantém protegido dentro de um “mundo” particular – indiferente às gozações dos colegas de trabalho e intocado por tragédias familiares. Porém, ao participar de uma cirurgia revolucionária que aumenta o seu QI, ele não apenas se torna mais inteligente que os próprios médicos que o operaram, como também vira testemunha de uma nova realidade: ácida, crua e problemática. Se o conhecimento é uma benção, Daniel Keyes constrói um personagem complexo e intrigante, que questiona essa sorte e reflete sobre suas relações sociais e a própria existência. E tudo isso ao lado de Algernon, seu rato de estimação e a primeira cobaia bem-sucedida no processo cirúrgico.

Perturbador e profundo, Flores para Algernon é tão contemporâneo quanto na época de sua primeira publicação, debatendo visões de mundo, relações interpessoais e, claro, a percepção sobre nós mesmos. Assim, se você está preparado para explorar as realidades de Charlie Gordon, também é a chance para perguntar: afinal, o mundo que sempre percebemos a nossa volta realmente existe?

5° Lugar: O ovo de cristal


Para ultimo lugar nesse ranking eu não poderia deixar de citar esse conto que foi uma das maiores surpresas desse ano, não sou uma grande leitores de contos (algo que inclusive tenho que mudar) mas depois de ler esse conto O ovo de cristal de H G WEELS todas as minhas ideias e concepções foram por agua a baixo, pensa em um conto fenomenal com uma escrita incrível, premissa para lá de diferente e com um toque totalmente único.

Sinopse:

Nesta história de 1897, uma das pioneiras da Ficção Científica, o Sr. Cave, um comerciante de antiguidades, se depara com um misterioso cristal. Nele, é possível notar uma estranha luminescência e, afinal, um cenário exótico, com planícies, prédios, e criaturas desconhecidas. Então, aparecem dois interessados no objeto. O que estaria o Sr. Cave assistindo no ovo de cristal? Como evitar a venda do precioso item?

O Ovo de Cristal é um conto de Ficção Científica do renomado autor H. G. Wells. Escrito no mesmo ano do clássico "A Guerra dos Mundos", é considerado seu precursor, por apresentar criaturas e máquinas com as mesmas características da obra seguinte.


0 Comments