Mudanças na vida depois de conhecer o essencialismo



  Há mais ou menos 1 ano e meio me descobri o essencialismo, que se tornou não apenas a minha filosofia de vida como também mudou a minha vida em todos os sentidos possíveis. Essas mudanças me trouxeram diversos questionamentos o que acarretou no meu processo de auto conhecimento, desenvolvimento pessoal e amadurecimento.

  O essencialismo realmente trouxe grandes mudanças para a minha vida na qual quero compartilhar com vocês as quatro principais que guiaram e estão guiando a minha vida e meu ano de 2019.



Entendi que o que é essencial para mim pode não ser essencial para você


Durante esse processo de me descobrir no essencialismo e descobrir o essencialismo em si entendi que o que é essencial para mim pode não ser essencial para você e tudo bem. As vezes ficamos nos cobrando para seguir certos padrões que as pessoas intitulam como sendo o correto ou ate mesmo ideal, mas a verdade é que o certo, o correto não existe e sim o que faz sentido para ti, o que é essencial para ti e assim por diante e tudo bem outra pessoa ter uma visão diferente e considerar o certo outra vertente ou pensamento.

Exemplos:

Para você pode ser ideal e certo ter 20 pares de sapato e para mim apenas 5 é essencial.

Para você viajar cinco vezes por ano é o essencial e para mim viajar apenas uma vez e poupar o restante do dinheiro é o essencial.


Não preciso ficar me criticando por ser ou não algo



Outra coisa que percebi tanto em mim como nas pessoas ao meu redor, temos muito a mania e o habito em si de querer ser algo, de nos intitularmos ou rotularmos em uma categoria especifica, como eu sou materialista, eu sou consumidora, eu sou colaborativa, eu sou minimalista. Quando na verdade apenas nos rotulamos a algo mas no fundo não seguimos nenhuma receita de bolo para ser o que dizemos que somos, e os passos que falamos ser moralmente certos não definem nem um pouco o que "somos".. Não precisamos ficar nos rotulando em uma categoria.

Percebi que o essencial para mim é o que me leva ao meu proposito


Acredito muito que tenho um proposito tanto no sentido de proposito de vida, como um proposito nesse mundo e compartilho bastante desse pensamento aqui no blog porque percebi que nessa imersão de auto conhecimento o essencial para mim é o que me leva ao meu proposito de uma maneira ou de outra, sendo com muitos obstáculos ou em uma linha tênue.


Menos pode realmente significar mais


Ouvimos e lemos muito essa frase: menos é mais e muitas vezes falamos que é tudo da boca para fora, que todo mundo apenas fala e fala sobre isso quando é apenas mais uma frase entre tantas outras. Mas comece a perceber que quando as coisas fazem sentido para você, você vive feliz, você fica mais satisfeita, você reclama menos e colabora mais, encontra uma motivação, que te leva a um proposito essencial e que no final das contas tudo que é menos, mais descomplicado, mais simples, mais significativo significa mais.







 Caso você não conheça nada sobre o essencialismo, esteja se perguntando qual a diferença para o minimalismo e outros questionamentos, tenho um post detalhado aqui no blog explicando a diferença,clique aqui para saber mais.






0 Comments